Sua empresa está preparada para a black friday deste ano?

0

Sua empresa já tem uma estratégia de vendas para a black friday? Neste ano, essa data sazonal será no dia 26 de novembro. Preparar o seu comércio desde agora, em julho, pode parecer cedo, mas na realidade não é. 

Há muito o que ser feito! Ações de marketing digital, colocar o site nas primeiras posições dos buscadores, aumentar a mão de obra, planejar os descontos, o planejamento financeiro do local, adquirir mais produtos, entre outras necessidades.

Muitos não sabem, mas as grandes corporações já estão investindo em ações para a black friday desde o início de 2021. A Submarino, por exemplo, já tem uma página em seu site para essas promoções – a qual está ranqueada nas primeiras posições da palavra-chave black friday 2021. 

Ou seja, se sua empresa ainda não está se preparando e colocando ações de divulgação em prática, pode estar perdendo tempo e se atrasar. O fato é que a demanda aumenta, assim como o número de promoções no mercado.

São preparos que precisam de meses para serem planejados, e não de uma hora para outra. Essa época sazonal ganhou proporções inimagináveis nos últimos anos. As pessoas esperam por ela ansiosamente!

Dados do Provokers mostram que a Black Friday se tornou a segunda data sazonal mais importante e lucrativa do Brasil, ficando atrás apenas para o Natal. Em 2019, o faturamento do varejo virtual chegou aos R$3,2 bilhões, tendo um crescimento de 23,6% em relação ao mesmo período de 2018, aponta o levantamento da EbitNielsen.

Black friday é uma época de descontos agressivos, lembre-se disso. Apenas participar desse momento não é o suficiente, é preciso se preparar para sair na frente da concorrência, oferecer descontos incríveis e vender muito. 

Nós vamos te ajudar! Neste conteúdo, daremos algumas dicas de como se preparar para uma das épocas mais agitadas para o comércio. Não perca a oportunidade de lucrar muito mais.

O primeiro passo sua empresa já deu, que é procurar como se planejar de forma adiantada para a época. Vamos às dicas!

Se prepare para a black friday agora mesmo

Para começar, é importante ter em mente que a black friday se trata de descontos agressivos. Não adianta querer participar dessa época, sem liberar boas promoções. 

Muitas empresas fazem isso, mas acabam tendo um efeito reverso – os clientes se frustram com o pouco desconto e vão procurar valores mais em conta na concorrência.

Então, ter isso em mente é importante para basear todo seu planejamento. A partir disso, entenda qual o objetivo da empresa. É possível escalar receita, acabar com o estoque, atrair novos clientes, lançar produtos e muitas outras metas. 

Estabeleça para saber como agir, em qual público direcionar a divulgação, em que plataforma dar os descontos etc. Outro ponto importante é determinar o período de duração da campanha.

No começo dessa tradição, a black friday durava apenas um dia. Atualmente, há empresas que fazem a Black Week, Black November, Black Weekend ou as promoções apenas em um dia mesmo. 

Defina esse ponto de acordo com a estrutura, planejamento financeiro e estoque da empresa, é claro. Monte uma estratégia antes de começar a colocar ações em prática!

A Magazine Luiza, por exemplo, em 2020 criou uma estratégia diferente, mas muito interessante. Todos os dias eram liberadas algumas promoções limitadas. Isso fez com que as pessoas entrassem no site todos os dias para verificar os descontos e tentar encontrar o que desejavam.

Foi uma decisão inteligente, que aumentou o tráfego do site, maior número de downloads do APP, entre outros benefícios.

Prepare o site para alto número de acessos

O site precisa estar preparado para a demanda da black friday – geralmente aumenta consideravelmente. Então, o ideal é fazer algumas alterações tecnológicas, como a verificação do certificado SSL do seu site, fazer  a renovação do seu domínio, manutenção da hospedagem do seu site em dia.

Além de fazer um checkup no site buscando páginas com erro, fazer uma página responsiva, melhorar o carregamento do site, entre outras ações importantes. Mude o layout das páginas para as cores e fontes tradicionais da black friday, coloque produtos em evidência e os preços (mostrando o tamanho do desconto). 

É importante ressaltar que aumentar os preços algum tempo antes e depois baixá-los posteriormente na black friday é uma prática equivocada. Os consumidores não são tontos e percebem.

Muitos divulgam essa tentativa de enganação, o que pode causar danos à imagem da empresa. Para as mudanças no site, o ideal é contatar uma agência de marketing digital que conta com um equipe de tecnologia e designers para deixarem o site pronto para os consumidores.

Divulgação na black friday

A divulgação é muito importante! Para se preparar, monte um cronograma de posts nas redes sociais. Se puder contar com um designer, comece a criar as artes algum tempo antes para não ficar uma correria na época das promoções.

Além disso, começar a colocar estratégias de marketing digital, como o SEO, em prática agora mesmo vai ajudar os clientes a encontrar sua empresa no meio de tantas ofertas de descontos.

Procure agências e converse mais sobre o seu planejamento da black friday, profissionais vão indicar estratégias eficientes para que lá na frente, o seu site esteja em primeiro lugar no Google, tenha anúncios pagos e muito mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.