Quem tem direito ao Sistema Único de Saúde?


O SUS, Sistema Único de Saúde, confere ao indivíduo brasileiro a chance de acesso generalizado a serviços de saúde de forma totalmente gratuita, precisando apenas de cadastro específico nos programas que é feito de forma automática a criação do Cartão do SUS, a partir do nascimento do cidadão brasileiro.

Para que os indivíduos brasileiros tenham acesso a todos os serviços de saúde disponíveis, o SUS oferta através de programas específicos esses serviços, como forma de tornar eles ainda mais especializados. Dentre os principais estão os de acesso a saúde da família, programas de vacinação, entre outros.

Mas, você sabe quais são as pessoas que tem direito especificamente ao SUS, quais são os principais benefícios que o SUS oferta e ainda como ter acesso a todos eles? Se ainda não sabe, chegou o momento de descobrir tudo a respeito neste post completo que preparamos para você. Vamos lá!

O SUS

O SUS é a sigla que se refere ao Sistema Único de Saúde, sendo ele um sistema que proporciona o acesso universal a todos os serviços, tratamentos e atendimentos de forma pública na saúde brasileira a todos os indivíduos do país, facilitando assim a manutenção da qualidade de vida do cidadão do Brasil.

Ele é considerado um dos maiores e mais completos e complexos sistema de saúde pública do mundo, ofertando uma gama de serviços e benefícios variados para todos os cidadãos brasileiros, a fim de que tenham saúde de qualidade em toda a sua vida enquanto necessitarem.

Como funciona

O SUS funciona com acesso direito a saúde de qualidade para todo cidadão brasileiro, facilitando assim a manutenção da qualidade de vida do indivíduo. Ele funciona separadamente através de programas em uma estrutura bem complexa e completa, tornando um serviço de qualidade para quem utiliza.

Os princípios trabalhados no SUS são três, o de Universalização, Equidade e Integralidade, como forma de tornar o trabalho mais completo possível. Através do ideal de Universalização, o SUS compreende que o acesso aos seus serviços deve ser completo como forma de garantir a cidadania do brasileiro, sendo um dever do Estado garantir isso, trazendo serviços de saúde para toda a família de forma geral.

Pelo princípio de Equidade, o SUS procure tirar qualquer indício de desigualdades do seu programa, fazendo com que todos tenham acesso por igual aos seus benefícios, sem nenhum tipo de privilégio, apenas pelo direito de o terem. Pelo último princípio, o de integralidade, as pessoas são consideradas como um todo e precisam que todas essas necessidades sejam atendidas, tendo uma gama de profissionais a seus dispor em atendimento, como médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros, dermatologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, radiologistas, entre diversos outros.

Principais serviços ofertados

Os principais serviços que são ofertados pelo SUS podem ser divididos de acordo com o tipo de programa que os possibilita ou ainda o local de atendimento que o brasileiro procure por esses serviços, podendo ser na UPA, Unidades de Pronto Atendimento, UBS, Unidades Básicas de Saúde, e ainda hospitais públicos ou conveniados.

Dentre os principais programas do SUS para a família brasileira estão o Estratégia de Saúde da Família, que fornece acesso direto a serviços de saúde completos em âmbito familiar, o Programa Farmácia Popular, que dá remédios gratuitos ou ainda barateia remédios de preços elevados, Programa Nacional de Imunização, que permite a vacinação para as mais variadas idades ao cidadão brasileiro, Programa Brasil sorridente,  havendo muitos outros.

Quem tem direito ao SUS?

Todo cidadão brasileiro tem direito a ter acesso aos benefícios ofertados pelo SUS. Pelo que você leu anteriormente, se tornou perceptível que o Sistema Único de Saúde evidencia que o indivíduo brasileiro deve ter seus serviços atendidos de forma integrada, universalizada e sem nenhum tipo de valorização de outros em desfavorecimento do mesmo, sempre valorizando todos por igual.

Dessa forma, é garantido a todo brasileiro, desde o nascimento, o acesso a saúde de forma gratuita pelo SUS, precisando apenas ao decorrer dos seus primeiros meses de vida realizar o cadastro no SUS por meio do pedido do SUS Cartão, que sempre deve ser apresentado antes de participar de qualquer prestação de serviço no SUS.