Harmonização Facial: especialista Dr. Aquiles Rodrigues explica todos os detalhes do procedimento

0

A harmonização facial se tornou febre entre os brasileiros nos últimos anos. A possibilidade de melhorar a aparência e, consequentemente, a autoestima em apenas uma sessão no consultório tem cativado um grande público. O procedimento é considerado o “queridinho” entre as celebridades.


Ligados nessa tendência, procuramos um especialista para falar um pouco sobre o assunto, o Dr. Aquiles Rodrigues, que é bastante reconhecido em sua área de atuação. Formado pela UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros), o cirurgião dentista atua em Belo Horizonte e em Montes Claros (Minas Gerais),
Vamos a nossa entrevista com Aquiles para saber um pouco mais sobre a harmonização facial.

Quando falamos em harmonização facial, estamos falando do que exatamente?
Dr. Aquiles – Harmonização é conjunto de procedimentos para melhorar a aparência da face do paciente. É um planejamento individualizado.

Nós vamos juntar todos esses procedimentos de acordo com a necessidade, a demanda de cada um. Esses procedimentos podem ser feitos de uma única vez ou, então, por etapas. Dentre os produtos mais utilizados no processo de harmonização estão ácido hialurônico, botox e bioestimuladores.


O que levou você a escolher essa especialização para poder atuar?
Dr. Aquiles – Eu sempre tive muito apreço pela estética. Desde a faculdade tinha muito interesse nessa área. E com o passar do tempo percebi que essa demanda estava aumentando. Decidi, então, fazer um curso de imersão para poder ver se realmente era o que eu gostava. Posteriormente, notei que realmente era o que eu esperava. E muito mais que isso. Comecei a atender, clinicar, e fui vendo que os pacientes estavam muito satisfeitos com o meu trabalho.

Foto: Reprodução internet

Após esse período, entrei na residência. E lá me apaixonei ainda mais. Foi então que me especializei para trabalhar somente com isso. 


Sabemos que muitas pessoas pensam em fazer um tipo de procedimento de harmonização, mas acabam tendo medo, o que você diria para essas pessoas?

Dr. Aquiles – As pessoas têm que pensar muito antes de realizar qualquer procedimento. Após a decisão ter sido tomada, é fundamental procurar um profissional qualificado, de confiança. Alguém que não vá exagerar nos procedimentos. É necessário que o profissional faça um plano de tratamento de acordo com a demanda daquele paciente. Pesquise bastante, busque referências e indicações.

Não se apresse, pois lá na frente pode ter dor de cabeça.
Para nós, que somos leigos, o que é exatamente o ácido hialurônico e como ele age?
Dr. Aquiles – Ácido hialurônico é um biopolímero e tem uma textura viscosa. O que precisamos saber é que para cada região do rosto, temos uma densidade diferente de ácido hialurônico.

Portanto, não é apenas um tipo de ácido hialurônico que eu posso usar para todas as regiões do rosto, pois algumas partes precisam de ácidos mais densos, outros mais fluidos. Nós já temos o ácido hialurônico em nosso corpo. Por isso ele é biocompatível.

Em nosso corpo também temos uma enzima que se chama hialuronidase, que é a enzima que degrada esse ácido hialurônico. É por esse motivo que a harmornização precisa de retoque com o passar do tempo. Essa enzima vai degradando o ácido com o passar do tempo.

Nós o injetamos e fazemos a modelação desse ácido naquela região de acordo com o objetivo traçado. 
Existe alguma contra indicação no procedimento da harmonização facial?
Dr. Aquiles – Cada paciente tem que ser avaliado de maneira individual. Mas a maioria dos pacientes que têm doenças autoimunes não podem realizar a harmonização facial. Precisamos avaliar cada caso para ver a particularidade de cada paciente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.