CIA Tempo Cyr Wheel apresenta novo espetáculo “Devaneio – Sinfonia a Três – Piano”

Créditos: Alessandra Nakayama
0

Trazendo a sonoridade e ritmos musicais provenientes dos instrumentos de corda, o espetáculo de circo “Devaneio – Sinfonia a Três – Piano”, desenvolvido pela Cia Tempo Cyr Wheel e dirigido por Ronaldo Aguiar, ganha uma nova versão realizada pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProacLab, Lei Aldir Blanc. 

Fazendo parte de uma trilogia de espetáculos, “Devaneio – Sinfonia a Três – Piano” já possui datas para apresentações nas cidades de Rio Claro, Jacareí, Jundiaí, Campinas e São Paulo e terá transmissão online gratuita. O primeiro espetáculo da trilogia, que teve sua estreia no ano de 2018 se chama “Devaneio – Sinfonia a Três – Violino”. 

O espetáculo aborda a sonoridade e ritmos musicais originados de instrumentos de corda. O violino foi contemplado na primeira versão do espetáculo e desta vez, o escolhido foi o piano, com todas as suas possibilidades sonoras para compor a trilha e movimentações cênicas. A ideia é trazer a música como um componente essencial na formação das cenas de todos os espetáculos da série, sendo um elemento de conexão entre os personagens.

“A minha expectativa é que esse espetáculo possa alcançar um número grande de pessoas e que possamos fazer esse processo de uma arte acessível e construída pela subjetividade”, afirma Ronaldo Aguiar, diretor do projeto. “Não necessariamente precisamos de um texto escrito ou da palavra falada para que possamos nos divertir e nos emocionar. ‘Devaneio Sinfonia a Três – Piano’ traz esse lugar de quando uma pessoa escreve e traz a imagem do imaginário à tona. Precisamos dessa sensibilidade. Espero que as pessoas possam se entreter e se divertirem. Que olhem sempre para o circo sempre com essa forma linda e poética que o circo é”, finaliza.

O projeto irá circular pelas cinco cidades do Estado de São Paulo e também propõe uma oficina de palhaçaria e comicidade física com o público, onde serão abordados temas como técnicas corporais, a comicidade física e entradas clássicas de palhaço.

Serviço:

Datas:
3 de setembro sexta-feira – CAMPINAS – Teatro Municipal José de Castro Mendes 
Transmissão ao vivo em: https://www.youtube.com/user/cesarossiterra 

4 de setembro sábado – SÃO PAULO – Fábrica de Cultura Brasilândia

Transmissão ao vivo em: Facebook Fábrica de Cultura Brasilândia (https://www.facebook.com/pages/F%C3%A1brica%20De%20Cultura%20Brasil%C3%A2ndia/321180581371560/)

5 de setembro domingo – JACAREÍ – Teatro Educa Mais 

Transmissão ao vivo em: Youtube Fundação Cultural de Jacarehy  – https://www.youtube.com/channel/UCWQWIjzFrr3oPsY0TWnqitA 

11 de setembro sábado – RIO CLARO – Centro Cultural Roberto Palmari

Transmissão ao vivo em: Youtube Cia Tempo – https://www.youtube.com/user/cesarossiterra
  

12 de setembro domingo – JUNDIAÍ – Fepasa Sala Jundiaí  

Transmissão ao vivo em: Youtube Cia Tempo – https://www.youtube.com/user/cesarossiterra

16h – Transmissão do espetáculo “Devaneio – Sinfonia a Três – Piano” 

17h30 – Oficina de Palhaçaria e Comicidade física

Sinopse: Devaneio Sinfonia a Três – Piano 

Devaneio sinfonia a três: um soneto para piano e circo. O espetáculo de circo que traz para o público imagens do imaginário de um homem que escuta os ruídos de pássaros. 

Um homem anda pelo espaço com sua máquina de escrever. Ele escuta o som dos pássaros, olha no espaço procurando para ver se os encontra em algum lugar, mas ele não os vê. Aquele som de pássaros o inspira a escrever, sentado em uma cadeira ele vai datilografando um poema, poema que se transforma em imagens, seu devaneio se materializa com sua escrita, que vai se transformando em música. 

O piano começa a tocar suavemente criando uma música com a máquina de escrever, um homem com uma máscara de pássaro surgir no espaço, ele é a imagem do escritor. Ele começa a andar e andar pelo palco, até que a caminha vira uma corrida, e esse corpo que corre começa a dançar, a preencher o espaço com sua coreografia. A partir desse momento as imagens que estavam dentro da cabeça do escritor tomam conta do espaço, seus devaneios, desejos se manteriam através dos números circenses.  Devaneio – Sinfonia a Três – Piano é um espetáculo para todas as famílias. 

Elenco: Ronaldo Aguiar, Cesar Rossi e Rodrigo Zanettini. 

Direção: Ronaldo Aguiar. 

Duração: 50 minutos 

Classificação: livre 

Canal: Youtube 

Sobre a oficina de palhaçaria e comicidade física 

Serão abordados os pontos que compõem o universo da palhaçaria, com temas como técnicas corporais, a comicidade física e entradas clássicas de palhaço. Serão apresentados exercícios de percepção espacial, temporal e coordenação, além de exercícios em duplas para ampliar o repertório de práticas acrobáticas e reprises clássicas de palhaço. 

Facilitador: Ronaldo Aguiar 

Duração: 40 minutos 

Vagas: até 40 pessoas 

Classificação: livre 

Canal: Plataforma Zoom 

Link do formulário: https://forms.gle/6wjsogjq4ieZp42W6

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.