Crianças fazem aulas de teatro em cara durante pandemia

A pandemia do novo coronavírus mudou o dia a dia dos brasileiros. Desde a última semana vimos aulas serem suspensas, o comércio fechar suas portas, os shoppings limitarem o horário de expediente e trabalhadores fazerem home office. Neste cenário, temos famílias restritas a suas casas, pais conciliando os trabalhos com uma maneira de descobrir como não deixar seus filhos o dia inteiro em frente à televisão ou a tela de um celular.

Observando toda essa complexa situação, a escola de teatro Oficina de Arteiros, que cancelou suas aulas presenciais desde o dia 16/3, passou a ter aulas online para dar andamento em seu programa educacional e não permitir uma completa falta de interação das crianças por um período que ainda não se sabe quando terá um fim.

As aulas serão todas ao vivo em uma sala virtual, podendo ser acessada por qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet e não somente para as crianças acompanharem. Aulas interativas foram discutidas e planejadas junto com os professores, para dar prosseguimento no desenvolvimento que o teatro proporciona, aliviar a tensão deles nessa quarentena e um diferencial: colocar os pais para praticarem e realizarem os exercícios junto a seus filhos.

“A maioria das crianças hoje está dentro de casa e assistindo televisão, sentados em frente uma tela, parados, sem interação. Com os professores e alunos dentro de uma sala virtual, vamos propor desafios, fazê-los procurarem objetos e correrem pela casa, usarem os pais para criarem uma história, etc. Vai ser uma aula de teatro mesmo, só não terá o contato físico, mas o objetivo de desenvolver cada um, a comunicação, habilidades fundamentais, isso será atingido”, comenta o fundador da Oficina de Arteiros, Greg Rehavia.

Nesse momento delicado, o grande desenvolvimento tecnológico dos últimos anos tem se mostrado fundamental para termos alternativas contra a doença, seja para trabalhar, manter contato com pessoas queridas e o mundo, estudar a distância ou dar interação com educação para as crianças, algo fundamental para o futuro de cada um deles.