O que fazer em São Paulo: 15 atividades imperdíveis

Uma seleção das quinze atividades imperdíveis a serem realizadas em São Paulo, uma metrópole vibrante com mais de onze milhões de habitantes que cativa com seus enormes arranha-céus, vida urbana, extensões de parque e oferta cultural inesgotável.

1- Tour pela Avenida Paulista:

Avenida Paulista. Flickr

Passeio imperdível pelo coração da cidade, o agrupamento tem 2,7 quilômetros de extensão, os principais edifícios corporativos e instituições culturais de São Paulo, além de uma série de hotéis, restaurantes e lojas glamourosas.

Entre seus inúmeros locais de interesse, destacam-se os Centros Culturais Itaú e Sesi, ambos com exposições interessantes a baixo custo, o Museu de Arte de São Paulo, sede de inestimáveis ​​coleções de arte; e o National Ensemble, um edifício multifuncional projetado pelo arquiteto David Libeskind, onde está localizada a famosa Livraria Cultura, considerada a maior livraria da América Latina.

2- Uma parada cultural no Museu de Arte de São Paulo:

Museu de Arte de São Paulo. Flicker.

Localizado na Avenida Paulista, corresponde a um dos lugares imperdíveis para quem procura atividades culturais em São Paulo, abrigando inestimáveis ​​coleções de arte que estão entre as mais importantes da América Latina.

Entre suas principais coleções, destacam-se pinturas e esculturas européias do século XIII até o presente, com obras de renomados artistas como: A Ressurreição de Cristo, de Rafael Sanzio, A Virgem e o Menino, de Sandro Botticelli, O sacrifício a Priapus, de Nicolas Poussin e um conjunto de 73 esculturas de bronze de Edgar Degas, entre outras jóias inestimáveis.

3- Uma tarde no Parque Ibirapuera:

Parque do Ibirapuera. Flicker. 

Conhecido como Central Park da América Latina, corresponde ao parque mais importante de São Paulo , uma enorme extensão de áreas verdes onde natureza, arquitetura, atividades recreativas e culturais convergem.

Organizada em torno de três lagoas, possui vários caminhos a percorrer, áreas para piqueniques e diversos locais culturais que valem a pena visitar, incluindo o Auditório do Ibirapuera, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

4- Uma visita à Pinacoteca Estadual:

Pinacoteca. Flicker.

Localizado na área do Jardim da Luz, corresponde a um dos museus de arte mais importantes do Brasil, abrigando uma coleção de cerca de seis mil obras que contam a história da pintura brasileira entre os séculos XIX e XX.

Outra atividade inesquecível para se fazer em São Paulo, corresponde ao valor histórico de seu prédio, uma esplêndida arquitetura construída em 1897, de acordo com os princípios do ecletismo italiano, posteriormente remodelada pelo famoso arquiteto Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker em 2006. Mais informações sobre horários e preços no site oficial da Pinacoteca .

5- Algumas horas no Museu do Futebol:

Museu do Futebol. Flicker.

Localizado no estádio Pacaembú, corresponde a um museu imperdível para torcedoras e torcedores desse esporte, permitindo um passeio pela história do futebol no Brasil, através de vídeos, fotografias e experiências sensoriais.

No total, são 17 salas que abrigam mais de 1.500 imagens e 6 horas de vídeo, que lembram os eventos mais importantes da história desse esporte no Brasil, destacando entre eles a sala de Exaltação, dedicada aos 27 jogos mais importantes, o Salão do Rito da Passagem, que lembra a derrota da Copa do Mundo de 1950 e do Salão das Copas do Mundo, com uma imensa coleção de troféus. Para mais informações sobre horários e tarifas, visite o site oficial do museu .

6- Vista panorâmica da torre do Banespa:

Vista da torre do Banespa. Flicker.  

Também conhecido como Edifício Altino Arantes, corresponde a um arranha-céu do Centro Histórico construído em 1947 com 150 metros de altura, o edifício mais alto da América Latina até 1957, com a construção da Torre da América Latina na Cidade do México .

Visitar o seu mirante é uma das atividades imperdíveis de São Paulo, desfrutando de uma das mais belas vistas da cidade de graça. Vale a pena considerar que, embora a fila para entrar possa ser longa e a permanência no mirante seja de no máximo cinco minutos, existe o privilégio de acessá-la em pequenos grupos, permitindo obter fotografias espetaculares.

7- Comer no Mercado Municipal de São Paulo:

Mercado Municipal de São Paulo. Flicker.

Inaugurado em 1933 e remodelado quase inteiramente em 2004, corresponde a um enorme edifício de estilo eclético, decorado com uma coleção de 32 vitrais feitos pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, representando várias etapas da produção de alimentos, como o cultivo, a colheita, a tração animal e a criação de gado.

Seu interior, dividido em dois andares, permite a você visitar barracas coloridas onde são vendidas frutas, verduras, cereais, carnes, queijos e outros produtos. Há também várias lojas que oferecem comida gelada e cerveja a preços acessíveis, além de restaurantes gourmet.

8- Um passeio no luxo da Avenida Oscar Freire:

Avenida Oscar Freire. Flicker. 

Avenida glamourosa, localizada na região alta da cidade, no bairro de Cerqueira César, distinguida pela revista Mystery Shopping International como uma das oito ruas mais luxuosas do mundo, abrigando marcas famosas como Diesel, Ombro, La Perla e Le Lis Blanc , Tommy Hilfiger, Fórum, Osklen, Camper, H. Stern e Ellus, entre outros.

Embora a avenida tenha uma área de 2600 metros, sua área de concentração de lojas é limitada a alguns quarteirões, compreendendo a área localizada próxima ao entroncamento com a Rua Augusta. Para ver mais boutiques, você pode continuar visitando as ruas vizinhas, como Haddock Lobo e Bela Cintra, incluindo Christian Dior, Louis Vuitton, Salvatore Ferragamo, Bulgari, Cartier, Giorgio Armani, Armani, Versace, Carlos Miele, lojas NK Store e Marc Jacobs.

9- Um passeio pelo Bairro Japonês de São Paulo:

Bairro da Liberdade. Flicker. 

Conhecido como Bairro da Liberdade, corresponde à área onde mora a maior parte da comunidade asiática de São Paulo, um bairro cheio de charme, decorado com luminárias típicas nas laterais das ruas, lojas com produtos orientais e restaurantes que oferecem comida japonesa, Chinês e coreano.

Os melhores momentos para visitar este bairro, correspondem aos que coincidem com as festividades orientais, como a Festa das Estrelas, onde os desejos são pendurados em papéis coloridos em galhos de bambu (dia variável durante o mês de julho) ou na Celebração da Ano Novo Chinês, onde música, gastronomia, dança, artes marciais e fogos de artifício saem pelas ruas (dia variável entre o final de janeiro ou o início de fevereiro).

10- Uma visita ao Edifício Copan:

Edifício Copan. Flicker.

Localizado no coração da cidade, corresponde a uma das visitas obrigatórias em São Paulo para os amantes da arquitetura, sendo o maior edifício de concreto armado do Brasil e o maior edifício residencial da América Latina.

O edifício projetado por Oscar Niemeyer em 1954, leva suas linhas curvas já reconhecidas, sendo um exemplo magistral da experimentação de uma cidade vertical, atingindo 140 metros de altura, 37 andares, 1160 apartamentos e 5000 moradores, além de um shopping center com 72 estabelecimentos e uma igreja evangélica.

11- Uma visita ao Museu Brasileiro de Escultura:

Museu Brasileiro de Escultura. Flicker.

Outra das atividades imperdíveis de São Paulo para os amantes da arquitetura é a visita a este edifício projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, uma espetacular obra arquitetônica em concreto armado, com belos lugares para visitar, entre lagoas de água e jardins.

A entrada do museu é gratuita, dando acesso aos seus três salões de exposições, um auditório onde são realizados periodicamente shows e atividades culturais, uma cafeteria e uma loja de souvenirs. Mais informações sobre horários e exposições no site oficial do museu .

12- Um concerto em São Paulo:

Sala de São Paulo. Flicker.

Localizada no antigo prédio da Estação Ferroviária de Sorocabana, hoje corresponde a uma esplêndida sala de concertos recondicionada para esse uso em 1999, quando se tornou a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, também abrigando uma série de shows regulares e eventos importantes no Brasil.

Para visitar o interior do edifício, você pode fazer visitas guiadas, que devem ser reservadas com antecedência. Também é possível assistir a um dos shows regulares de teatro, eventos para os quais é aconselhável comprar os ingressos com antecedência, pois eles esgotam rapidamente. Para informações sobre sua programação, visite o site oficial do Salão.

13- Uma visita ao pátio de um colégio:

Pátio do Colégio. Flicker.

Primeira construção construída em São Paulo, correspondente a um conjunto de edifícios do século XVI, que incluem uma escola e uma igreja, construídos pelos jesuítas como um centro para catequizar os indígenas locais.

Restaurado em 1979, hoje abriga um museu dedicado a um dos jesuítas fundadores da cidade, abrigando mais de 600 peças de testemunho da época, como altares, pinturas coloniais, iconografias jesuítas e documentos antigos.

14- Aproveite a vida noturna de São Paulo:

Desfile do Bloco Acadêmicos na Rua Augusta. Flicker.

Apreciar a vibrante noite de uma metrópole, onde mais de onze milhões de pessoas vivem juntas, é uma das atividades obrigatórias em São Paulo, uma noite que não morre até altas horas da manhã, com um mosaico de cantos para os mais vários gostos

O melhor da vida noturna reúne muito na área de Vila Madalena, uma área a oeste da cidade onde abundam bares e restaurantes com a juventude de São Paulo; como na Rua Augusta, a rua mais central e reconhecida como uma das áreas mais boêmias de São Paulo, também com uma exibição de inúmeras boates.

15- Conheça algumas de suas festas:

Carnaval de São Paulo. Flicker.

Uma das maiores atrações de São Paulo está relacionada à sua oferta cultural inesgotável, materializada tanto em grandes celebrações que se desenrolam entre seus parques e ruas, como em festividades que revelam a surpreendente mistura de culturas que vivem na cidade, variando de Festas japonesas, chinesas ou italianas, para o famoso carnaval.

Com os eventos ocorrendo praticamente ao longo do ano, basta descobrir qual é a agenda cultural do mês, destacando-se o famoso Carnaval do Brasil, o Orgulho Gay e as festas Juninas.

Mais dicas para se divertir em São Paulo …

Se você está procurando mais informações sobre passeios legais perto de São Paulo – capital, recomendamos:

Portal Hotel Fazenda SP